top of page

Realização da 3ª reunião com a Comissão de Rio dos Cedros

No dia 31 de janeiro de 2019, reuniram-se na sede da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, o Prefeito, Sr. Marildo Domingos Felippi, os membros da Comissão especial, instituídos pela Portaria no 343, de 17 de Agosto de 2018, juntamente com as representantes da H2SA Soluções em Saneamento Ambiental, as Engenheiras Sanitaristas e também Analistas Ambientais, Gabriela Azevedo e Yasmin Campregher, assim como o representante da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Sr. Geraldo Máximo de Oliveira para dar sequência no Processo de Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e discutir o setor de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos.


Primeiramente, a Engenheira Gabriela apresentou o Diagnóstico dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, onde especificou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, demonstrou a versão do PMSB elaborado em 2011 e apontou a estrutura municipal da gestão da limpeza urbana e do manejo dos resíduos.


Dando continuidade a reunião, foram apresentados os resultados da Pesquisa de Percepção sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, que foi exercida com os munícipes, por intermédio do site da Revisão do PMSB e também com a entrega dos questionários nas instituições públicas de ensino, onde obteve-se a participação de 727 entrevistados. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se que: boa parte dos munícipes avaliam o serviço de coleta de resíduos sólidos no município como bom, regular e ótimo; 504 (69,33%) participantes afirmaram exercer a separação do lixo reciclável e do lixo orgânico para a coleta seletiva; e 556 (76,48%) indicaram notar a presença de catadores de material reciclável em Rio dos Cedros.


Finalizando o encontro, Gabriela apontou as pré-proposições para o setor, tais como:

  • Aumento da cobertura da coleta na zona rural e instituição da taxa de cobrança na mesma;

  • Desvinculação da taxa do lixo do IPTU;

  • Organização do setor de acompanhamento da prestação de serviços e gerenciamento dos dados do setor;

  • Implantação de lixeiras com divisão para segregação dos resíduos secos (reciclável) e úmidos (orgânico) no município;

  • Fortalecimento dos programas de Educação Ambiental e Sanitária;

  • Organização do itinerário da coleta convencional e seletiva;

  • Elaboração de canal de comunicação para informar os munícipes sobre o setor;

  • Elaboração de legislação para regularização dos serviços dos coletores de materiais recicláveis, dentre outras propostas.



10 visualizações0 comentário
bottom of page