top of page

Acontece reunião para debater sobre o setor de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos em Botuverá

No dia 21 de janeiro de 2019, reuniram-se na Câmara Municipal de Vereadores de Botuverá, os membros da Comissão Municipal de Saneamento Básico em conjunto com as representantes da H2SA Soluções em Saneamento Ambiental, as Engenheiras Sanitaristas e também Analistas ambientais, Gabriela Azevedo e Yasmin Campregher, assim como o representante da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Sr. Geraldo Máximo de Oliveira para dar sequência no Processo de Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e discutir acerca do setor de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.


A Engenheira Gabriela apresentou o Diagnóstico dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, onde especificou a forma na qual ocorre o gerenciamento do setor dentro da municipalidade, a quantidade de profissionais alocados, população atendida, quantidades de resíduos sólidos domiciliares e públicos coletados, veículos utilizados na coleta de resíduos sólidos, informações sobre resíduos de serviço de saúde, resíduos da construção civil, resíduos industriais, serviços de varrição e roçada e as receitas e despesas relativas ao setor.


Posteriormente, a Engenheira Sanitarista mostrou os resultados da Pesquisa de Percepção sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, que foi exercida com os munícipes, por intermédio do site da Revisão do PMSB e também com a entrega dos questionários nas instituições públicas de ensino, onde obteve-se a participação de 584 entrevistados.

Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se que, boa parte dos munícipes avaliam o serviço de coleta de resíduos sólidos no município como bom, regular e ótimo. Uma parcela dos entrevistados indicaram que não há coleta seletiva e que o caminhão não passa na frente da residência e por este motivo precisam se deslocar em torno de 500 metros para deixar o lixo no local indicado, além disso algumas respostas demonstraram que a frequência que o caminhão passa não é suficiente.

Com a pesquisa pode-se perceber que grande parte dos entrevistados afirmaram ser relevante o município dispor de um programa de coleta seletiva e que se comprometeriam em realizar a separação do resíduo seco (reciclável) e úmido (orgânico).


Para finalizar, Gabriela apontou as pré-proposições para o setor de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, tais como:

  • Implantação do Programa de Coleta Seletiva;

  • Instituição da taxa de cobrança na zona rural;

  • Organização do setor de acompanhamento da prestação de serviços e gerenciamento dos dados do setor;

  • Implantação de lixeiras no município;

  • Fortalecimento dos programas de Educação Ambiental e Sanitária; e etc.




Comments


(47) 99605 - 6035

Rua Dr. Getúlio Vargas - n° 2678 - Bairro Bela Vista,

Bloco 3, Sala 3E - 89140-000 - Ibirama/ SC

bottom of page