top of page

Acontece a 2ª reunião da Comissão Municipal Referente a Revisão do PMSB de Benedito Novo

Atualizado: 25 de out. de 2018

No dia 13 de setembro de 2018, reuniram-se os membros da Comissão Municipal de Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, a Engenheira Sanitarista Ana Carla da Silva, representando da H2SA Soluções em Saneamento Ambiental, empresa responsável pelo processo de revisão no município, e o representante da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Sr. Geraldo Máximo de Oliveira.


Primeiramente, a Engenheira explanou sobre o diagnóstico dos serviços de Drenagem e Manejo de águas Pluviais Urbanas, evidenciando a composição do sistema de drenagem existente no município, os pavimentos projetados para 2018, onde o recurso para execução, normalmente ocorre por intermédio de convênios com o Ministério das Cidades. Foram apresentadas ainda nesta primeira parte do Diagnóstico, informações referentes ao ano de 2017, no qual a municipalidade, por meio do Coordenador de Meio Ambiente, Sr. Flavio Holdorf, encaminhou ao Sistema Nacional de Informações Sobre o Saneamento (SNIS).


Adiante, passou para o Prognóstico dos serviços, evidenciando as ações em até curto prazos previstas no PMSB elaborado em 2011, cuja o prazo de execução iria até o ano de 2019. Foi realizada constatações acerca do desenvolvimento das ações até o presente momento. Com base nestas informações foi possível elencar algumas proposições para o setor, tais como exercer o Gerenciamento dos Serviços de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, para poder planejar da melhor formas as ações, prevendo por exemplo a instalação de drenagem e pavimentação, assim como cronograma de substituição sistemática de rede.


A Engenheira Ana, exerceu uma reflexão com os membros presentes, sobre a finalização do Processo de Revisão do PMSB e a consequente responsabilização do município em executar e acompanhar as ações que foram planejadas. Neste sentindo, a Engenheira Ana, sugeriu a criação de um Departamento voltado ao setor de saneamento básico e meio ambiente, ou ainda a contratação de profissionais que possam auxiliar o município a implementar as intervenções previstas. Diante desta menção, o Sr. Fabian, demonstrou-se favorável ao posicionamento de Ana Carla, e sugeriu que esta ideia poderia ser repassada ao Prefeito Municipal e assim tentar viabilizar um profissional técnico especializado para auxiliar na área específica do saneamento básico.


0 visualização0 comentário
bottom of page